Portal do Governo Brasileiro
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Fonte: Portal Brasil

Acordo entre Brasil e União Europeia investiu R$ 93 milhões em pesquisas tecnológicas
Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016

Uma iniciativa de cooperação entre o Brasil e a União Europeia já investiu, desde 2011, o equivalente a R$ 93 milhões em 14 projetos de pesquisa de universidades e instituições brasileiras e europeias em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Os projetos foram selecionados em três edições das Chamadas Coordenadas BR-EU.
Agora, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) prepara o lançamento do quarto edital, que foi apresentado nesta terça-feira (20) durante um evento de tecnologia internacional.
A expectativa é que seis projetos das áreas de computação em nuvem, Internet das Coisas e 5G sejam contemplados com um investimento total de 16 milhões de euros. Podem ser inscritos projetos conjuntos de entidades de pesquisa e instituições de ensino do Brasil e da União Europeia.
"São vários os benefícios das chamadas. Os pesquisadores brasileiros e europeus têm uma interação direta nos projetos, o que ajuda na formação de recursos humanos mais qualificados dos dois lados. Tem também a formação de redes de pesquisa, que se mantém ao final dos projetos", explicou o diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC), unidade de gestão da RNP, Lisandro Granville.
O representante da Comissão Europeia no Brasil, Augusto de Albuquerque, destacou um caso de sucesso financiado pelas chamadas coordenadas. É o projeto PodiTrodi, que desenvolve um aparelho portátil para diagnosticar a doença de Chagas.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações


Link: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2016/09/acordo-entre-brasil-e-uniao-europeia-investiu-r-93-milhoes-em-pesquisas-tecnologicas/