Portal do Governo Brasileiro
Ir para o conteúdo
1
Ir para a navegação
2
Ir para a Busca
3
Ir para o rodapé
4
Alto Contraste
Alto Contraste
Notícias de Governo
Beta
GOVERNO FEDERAL
Cadastre um Endereço de Busca
Perguntas Frequentes
Reportar Erro
Sobre
Notícias
Posts
Tweets
Vídeos
Pesquisa Avançada
Editoriais
Mais
Perfis
Fontes de Notícias
Perfis do Facebook
Perfis do Twitter
Canais de Vídeo
Ajuda
Manual do Usuário
Manual do RSS
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Filtrar
Fonte: Portal Brasil
Cidades brasileiras estão aderindo aos walking tours
Quinta-feira, 22 de Setembro de 2016
Um novo conceito de turismo tem crescido nos últimos anos no Brasil. São os walking tours, uma nova modalidade que prevê a realização de passeios turísticos a pé e aproxima o viajante dos atrativos culturais e naturais do destino.
A dinâmica é diferente do conceito tradicional, uma vez que o turista precisa se deslocar até um ponto de encontro. Geralmente, o lugar escolhido está próximo de outras atrações previstas no roteiro.
A nova forma de fazer turismo foi criada em 2004, em Berlim, e já está presente em vários países. No Brasil é possível encontrar passeios em São Paulo, em Paraty, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. Não há preço determinado para a atividade, mas ao final do trajeto é sugerida uma gorjeta e cabe ao visitante a decisão de pagar.
São Paulo foi a primeira cidade do País a contar com a iniciativa. Desde que começou a oferecer os passeios ao público geral, em 2012, a São Paulo Free Walking Tour já atendeu cerca de 40 mil turistas, com três opções de passeios: o Old Downtown tour, que leva os visitantes pela parte histórica da cidade; o Paulista Ave tour, com passeios pelo centro moderno; e o Vila Madalena, que apresenta grafites e arte urbana.
Todos os roteiros - feitos em inglês - contam com guias bilíngues cadastrados no Cadastur, sistema do Ministério do Turismo obrigatório para quem atua no setor.
?Esse é um conceito cada vez mais comum no mundo, uma alternativa ao passeio turístico tradicional e que atende ao perfil de um turista que quer ser cada vez mais independente, que deseja ter a sensação de desbravar novos destinos?, explica Rafael Freitas, um dos idealizadores do projeto na capital paulista.
No Rio de Janeiro, o Rio Walking Tour é promovido pela prefeitura da cidade com sete opções de roteiros naturais e culturais. Na iniciativa, cada passeio é realizado com um grupo de até 32 participantes orientados por guias de turismo que moram no Rio de Janeiro.
Para os viajantes que desejam conhecer a cultura carioca são oferecidos quatro roteiros que contemplam atrações como os teatros Municipal e João Caetano, a Praça XV e o Museu Histórico Nacional.
A visita aos cartões postais e o contato com os moradores da cidade promovem uma intensa troca cultural durante os passeios, de acordo com o guia carioca Pedro Souza, integrante do projeto. ?As pessoas se surpreendem com a história da cidade porque não imaginam o valor histórico do Rio de Janeiro?, relata.
Os outros três roteiros do Rio Walking Tour são voltados à contemplação da biodiversidade local. Durante os passeios, os turistas podem conhecer o Parque Nacional da Tijuca, tombado pela Unesco em 2002, e o Morro da Urca, que oferece vista para alguns dos principais cartões postais da cidade, como a Praia de Copacabana e o Cristo Redentor.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo
Link:
http://www.brasil.gov.br/turismo/2016/09/cidades-brasileiras-estao-aderindo-aos-walking-tours/