Portal do Governo Brasileiro
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Fonte: Secretaria da Agricultura Familiar

Cooperativa investe na produção de flores no DF
Quinta-feira, 22 de Setembro de 2016

Nesta quinta-feira (22) é celebrada a chegada da primavera no hemisfério sul. Para comemorar o início da estação das flores, onde beleza é fundamental, uma cooperativa brasiliense investe na produção e comercialização de mudas. Dedicação e trabalho em equipe fazem a diferença para o sucesso da Cooperativa dos Produtores de Flores e Hortaliças (Multiflor).

Localizada em Planaltina, a 38 quilômetros de Brasília, a cooperativa com apenas sete anos de fundação e com mais de 35 cooperados, tem se destacado na produção e comercialização de aproximadamente 4,5 mil mudas de flores por mês.

A Multiflor trabalha em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) desde 2009, ano que foi fundada. Desde lá recebe auxilio e orientações para a produção de flores em vasos sem uso de agrotóxicos. Em sete anos de trabalho a cooperativa percebeu a necessidade de ampliar tanto no número de cooperados quanto à produção.

Flores com DAP
Para a diretora presidente da Multiflor, Alane Oliveira, a produção de flores além de embelezar o ambiente e agregar valores, potencializa a força da agricultura familiar. ?Quando foi fundada, a empresa contava com 21 integrantes, sendo 15 mulheres dos Núcleos Rurais do Rio Preto e do São José, regiões administrativas de Planaltina. Hoje a cooperativa conta com 35 integrantes, sendo 76% produtores familiares que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead)?, conta. ?A DAP jurídica para a instituição foi uma conquista realizada dois anos depois que a empresa surgiu? acrescenta.

?Além de ter mais de 70% dos cooperados cadastrados pela DAP. Todos os produtores que cultivam flores produzem também hortaliças, que é verdadeiro sustento da família?, acrescenta Alane Oliveira.

Apoio técnico
O sucesso da Multiflor também está no acompanhamento técnico que recebe da Emater-DF. As 4,5 mil mudas mensais são comercializadas para os mais variados mercados de Brasília. Esse volume representa um lucro de aproximadamente de R$ 10 mil por mês.

Além de ter o aumento significativo nas vendas a cooperativa teve a ideia de poder trabalhar com outros produtos, como a produção de artigos com fibras naturais.

O coordenador do programa de floricultura e gerente de agronegócio da Emater-DF, Cleison Medas Duval, relata que, para potencializar a atividades dos agricultores familiares do DF e principalmente dos produtores de flores, este ano foi criado pela empresa o programa Associar e Coperar. O objetivo do programa é apoiar atividades voltadas para esse setor. ?Esse projeto busca também apresentar um técnico em tempo integral para auxiliar no melhoramento da produção?, conta Cleison Duval

Para saber mais sobre a DAP clique aqui.


Link: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/cooperativa-investe-na-produ%C3%A7%C3%A3o-de-flores-no-df/