Portal do Governo Brasileiro
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Fonte: Secretaria da Agricultura Familiar

Emater entrega kits para Feiras da Agricultura Familiar no agreste e litoral
Quinta-feira, 22 de Setembro de 2016

O Governo do Estado, através da Emater-RN, entregou equipamentos doados para a realização de 10 novas Feiras da Agricultura Familiar na região agreste e litoral sul. Foi realizada, ainda, entrega de kits destinados a Centrais de Comercialização do Programa de Aquisição de Alimentos ? PAA/Compra Direta.

As Feiras da Agricultura Familiar são uma ação do Governo do Estado, executada pela Emater-RN, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), prefeituras municipais, sindicatos rurais, Banco do Nordeste, Território Rural Agreste e Litoral Sul (Terrasul) e UFRN.

Além de permitirem que os agricultores familiares exponham seus produtos a um público maior, as barracas e balanças contribuem para a comercialização dos alimentos oriundos da agricultura familiar de forma padronizada. São benefícios apontados pelas irmãs Maria Regina e Maria dos Prazeres Laureano, produtoras de mel, frutas e verduras de Canguaretama: ?Antes a gente só conseguia vender a quem já conhecia nosso trabalho. A partir de agora mais gente vai ficar sabendo; vamos poder vender direto ao consumidor final, sem depender dos atravessadores. Vamos ter mais lucro. Além do mais, as barracas são bem bonitas, e isso atrai a clientela?, dizem.

As barracas e balanças de precisão beneficiam pequenos produtores rurais dos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Lagoa Salgada, Montanhas, Nísia Floresta, Tibau do Sul, Passagem, Lagoa de Pedras, Jundiá e Várzea ? as últimas cidades a receberem os itens, de um total de 20. Já os municípios contemplados com os kits do PAA/Compra Direta foram: Canguaretama, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Nísia Floresta, Passagem, Tibau do Sul e Várzea.

Feiras da Agricultura Familiar
As primeiras Feiras da Agricultura Familiar foram inauguradas desde fevereiro deste ano, cujo foco é a dinamização da economia local, promovendo ocupação e renda para os pequenos produtores familiares. O investimento financeiro no projeto é de R$ 305 mil procedentes do Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais (Proinf), da Sead. Os municípios de Nova Cruz, Santo Antônio, Serrinha, Pedro Velho, Senador Georgino Avelino, Vera Cruz, São José de Mipibu, Brejinho, Goianinha e Espírito Santo mantêm as feiras pelo menos uma vez na semana.



Emater RN
Tags da notícia:

Feira da Agricultura Familiar
Rio Grande do Norte
Leia Também
22/09/2016 - 16:45
Segundo Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica é apresentado à sociedade
22/09/2016 - 12:00
Cooperativa investe na produção de flores no DF
22/09/2016 - 09:45
Emater entrega kits para Feiras da Agricultura Familiar no agreste e litoral
22/09/2016 - 09:00
Apresentação de novas medidas do Plano Safra a agricultores do MS
21/09/2016 - 19:30
Ater é tema de seminário na Contag


Link: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/emater-entrega-kits-para-feiras-da-agricultura-familiar-no-agreste-e-litoral/