Portal do Governo Brasileiro
Ir para o conteúdo
1
Ir para a navegação
2
Ir para a Busca
3
Ir para o rodapé
4
Alto Contraste
Alto Contraste
Notícias de Governo
Beta
GOVERNO FEDERAL
Cadastre um Endereço de Busca
Perguntas Frequentes
Reportar Erro
Sobre
Notícias
Posts
Tweets
Vídeos
Pesquisa Avançada
Editoriais
Mais
Perfis
Fontes de Notícias
Perfis do Facebook
Perfis do Twitter
Canais de Vídeo
Ajuda
Manual do Usuário
Manual do RSS
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Filtrar
Fonte: Ministério da Educação
Mendonça Filho defende mobilização nacional para garantir qualidade da educação brasileira
Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016
O Movimento Todos pela Educação comemorou seus 10 anos, nesta quarta-feira, 21, com um ato pela educação pública no plenário da Câmara dos Deputados. O ministro Mendonça Filho participou da cerimônia, assim como estudantes, professores, representantes de instituições de ensino e organizações não governamentais.
Mendonça defendeu que a mobilização pela educação de qualidade não se limite ao MEC, ao Congresso Nacional e a organizações não-governamentais. Para ele, estados, municípios e sociedade devem se envolver efetivamente nesse debate.
?Essa missão deve ser dividida entre todos, como o próprio nome já diz, todos pela educação. Acho que isso traduz um chamamento à sociedade brasileira?, avaliou o ministro.
Segundo a presidente executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, o objetivo do ato foi expressar uma indignação misturada com otimismo da sociedade brasileira em colocar a educação como pilar central do projeto de país.
?Precisamos ver o professor como o principal profissional do país. Garantir uma carreira atraente, uma formação inicial e continuada de qualidade para que em
todas as salas de aula tenhamos um professor que saiba o que fazer com cada aluno para garantir que todos aprendam?, defendeu Priscila. ?Temos 2 milhões de professores, mas em 10 anos metade desses profissionais vão se aposentar, então mais de 1 milhão vão entrar. Precisamos garantir essa formação inicial para que tenhamos bons professores?, acrescentou.
Mendonça Filho lembrou também que o país teve avanços nos últimos anos em relação ao acesso e à universalização, principalmente do ensino fundamental nos anos iniciais, mas que ainda convive com deficiências bastante graves, que comprometem o futuro das crianças e dos jovens brasileiros que estudam na rede pública.
?O Brasil não pode ficar para trás em relação à educação mundial. O jovem tem que ter o direito de escolher o seu destino e o seu caminho também no campo educacional.? Mendonça Filho observou que, tanto na educação técnica como na educação superior, é necessário atrair os jovens para as escolas. Ele lembrou que temos 1,7 milhão de jovens, entre 15 e 17 anos, que nem trabalham nem estudam, ?é esse quadro que precisamos mudar, é esse o censo de urgência?, completou.
?Todo o processo de adaptação dessas mudanças se dará de forma gradual, nada radical, ouvindo e partilhando com as redes estaduais?, garante o Ministro.
Mendonça Filho salienta que, como ministro, sempre vai considerar satisfatório o orçamento dedicado à educação, mesmo com o acréscimo para 2017 de 7% em relação a este ano. ?Sabemos que os desafios são grandes e que sempre há necessidade de ampliação de orçamento, mas temos que conviver também com a realidade?, avaliou o Ministro. ?Em qualquer política pública temos que refletir em termos de aumento de orçamento público mas também em qualidade, eficiência e na destinação do gasto público.?
Assessoria de Comunicação Social
Assunto(s): todos pela educação
X
Fim do conteúdo da página
Voltar para o topo
Link:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=39531:mendonca-filho-defende-mobilizacao-nacional-para-garantir-qualidade-da-educacao-brasileira&catid=222&Itemid=86