Portal do Governo Brasileiro
Ir para o conteúdo
1
Ir para a navegação
2
Ir para a Busca
3
Ir para o rodapé
4
Alto Contraste
Alto Contraste
Notícias de Governo
Beta
GOVERNO FEDERAL
Cadastre um Endereço de Busca
Perguntas Frequentes
Reportar Erro
Sobre
Notícias
Posts
Tweets
Vídeos
Pesquisa Avançada
Editoriais
Mais
Perfis
Fontes de Notícias
Perfis do Facebook
Perfis do Twitter
Canais de Vídeo
Ajuda
Manual do Usuário
Manual do RSS
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Filtrar
Fonte: Secretaria da Agricultura Familiar
Ater em assentamentos é tema de reunião com movimentos sociais
Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016
O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em assentamentos da reforma agrária foi tema de reunião entre o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Ramos Roseno, e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O encontro ocorreu nesta quarta-feira (21), em Brasília, com a presença de entidades vinculadas ao MST de diversos estados.
Roseno destacou o compromisso da Sead na continuidade do serviço de Ater. ?O serviço de Ater contribui diretamente na construção, na implementação e na gestão das políticas públicas para o desenvolvimento dos assentamentos, de maneira sustentável e solidária. Para o avanço e o sucesso dos assentamentos, é fundamental um serviço de Ater presente no dia a dia dos assentados. A Ater é responsável pela evolução dos agricultores familiares e o acesso às inúmeras políticas públicas, como o Pronaf?, destacou.
Os representantes do MST apresentaram uma pauta de discussão, com destaque para a continuidade e o pagamento dos contratos de Ater desenvolvidos por meio da Sead e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). ?Sem Ater, o processo de reforma agrária não avança. Através do serviço é possível traçar um modelo de desenvolvimento dos assentados, com a priorização de uma produção agroecológica, saudável e produtiva, e com acesso a políticas públicas?, ressaltou o coordenador do MST, Milton José Fornazieri.
Novo modelo
Durante a reunião desta quarta-feira, ficou encaminhada a realização de um encontro no mês de outubro com a presença da Sead, Incra, Casa Civil e movimentos socais. O objetivo será debater os principais gargalos e potenciais do serviço de Ater nos assentamentos da reforma agrária. A intenção é criar um modelo de desenvolvimento para que os recursos cheguem rapidamente aos agricultores familiares através de políticas públicas de qualidade.
Thiago Fernandes Leão
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0128 / 0127 e imprensa@mda.gov.br
Link:
http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ater-em-assentamentos-%C3%A9-tema-de-reuni%C3%A3o-com-movimentos-sociais/