Portal do Governo Brasileiro
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Fonte: Secretaria da Agricultura Familiar

Ater em assentamentos é tema de reunião com movimentos sociais
Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016

O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em assentamentos da reforma agrária foi tema de reunião entre o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Ramos Roseno, e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O encontro ocorreu nesta quarta-feira (21), em Brasília, com a presença de entidades vinculadas ao MST de diversos estados.



Roseno destacou o compromisso da Sead na continuidade do serviço de Ater. ?O serviço de Ater contribui diretamente na construção, na implementação e na gestão das políticas públicas para o desenvolvimento dos assentamentos, de maneira sustentável e solidária. Para o avanço e o sucesso dos assentamentos, é fundamental um serviço de Ater presente no dia a dia dos assentados. A Ater é responsável pela evolução dos agricultores familiares e o acesso às inúmeras políticas públicas, como o Pronaf?, destacou.



Os representantes do MST apresentaram uma pauta de discussão, com destaque para a continuidade e o pagamento dos contratos de Ater desenvolvidos por meio da Sead e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). ?Sem Ater, o processo de reforma agrária não avança. Através do serviço é possível traçar um modelo de desenvolvimento dos assentados, com a priorização de uma produção agroecológica, saudável e produtiva, e com acesso a políticas públicas?, ressaltou o coordenador do MST, Milton José Fornazieri.

Novo modelo
Durante a reunião desta quarta-feira, ficou encaminhada a realização de um encontro no mês de outubro com a presença da Sead, Incra, Casa Civil e movimentos socais. O objetivo será debater os principais gargalos e potenciais do serviço de Ater nos assentamentos da reforma agrária. A intenção é criar um modelo de desenvolvimento para que os recursos cheguem rapidamente aos agricultores familiares através de políticas públicas de qualidade.

Thiago Fernandes Leão
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0128 / 0127 e imprensa@mda.gov.br


Link: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ater-em-assentamentos-%C3%A9-tema-de-reuni%C3%A3o-com-movimentos-sociais/