Portal do Governo Brasileiro
Ir para o conteúdo
1
Ir para a navegação
2
Ir para a Busca
3
Ir para o rodapé
4
Alto Contraste
Alto Contraste
Notícias de Governo
Beta
GOVERNO FEDERAL
Cadastre um Endereço de Busca
Perguntas Frequentes
Reportar Erro
Sobre
Notícias
Posts
Tweets
Vídeos
Pesquisa Avançada
Editoriais
Mais
Perfis
Fontes de Notícias
Perfis do Facebook
Perfis do Twitter
Canais de Vídeo
Ajuda
Manual do Usuário
Manual do RSS
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Filtrar
Fonte: Secretaria de Direitos Humanos
Seminário Nacional de Controle Social e Políticas Públicas LGBT comemora 15 anos de atuação de atuação do Conselho
Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016
Ao abrir o I Seminário Nacional de Controle Social e Políticas LGBT nesta quarta-feira (21), a secretária especial de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, destacou a importância de celebrar os 15 anos do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT). O combate à violência, à discriminação e a promoção dos direitos, identificando desafios, obstáculos e impulsionando agendas fundamentais e transformadoras no plano das políticas públicas, das legislações e dos marcos jurisprudenciais, foram citados pela secretária como atividade fundamental realizada pelo Conselho.
Conforme Piovesan, os conselhos são relevantes por fomentar o diálogo federativo, entre governo e sociedade civil. ?Os conselhos incorporam o componente democrático nas políticas públicas, e o componente democrático hoje é uma dimensão intrínseca dos direitos humanos. Portanto, quando falamos da luta pelos direitos, queremos resultados, mas, sobretudo processos amplos, participativos, transparentes e democráticos?.
Durante o evento, que aconteceu nesta quarta-feira (21), em Brasília, o diretor de país (country director) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Didier Trebucq, falou sobre o novo programa de cooperação com o Brasil de 2017 a 2021, que prioriza uma agenda de trabalho específica para a população LGBT, na promoção de paz e garantia de direitos e do desenvolvimento sustentável. ?A agenda de desenvolvimento humano do PNUD, em essência, é uma agenda de direitos humanos, na criação de liberdade e oportunidade para todos?, afirmou.
Participaram da mesa de abertura, o secretário-adjunto de Direitos Humanos, embaixador Silvio Albuquerque, o representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) do UNFPA, Jaime Nadal Roig, a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, e os representantes da Sociedade Civil na mesa diretora do CNCD/LGBT, Zezinho do Prado, Tathiane Araújo e Roselaine Dias.
A programação do seminário incluiu o histórico dos 15 Anos de Atuação do CNCD/LGBT, o enfrentamento à violência contra a população LGBT no Brasil: Cenário, Desafios e Propostas e estratégias e desafios para a promoção e defesa dos direitos humanos da população LGBT.
O CNCD/LGBT - é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, integrante da estrutura básica da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, composto por 30 integrantes do Governo Federal e da sociedade civil, abarcando a pluralidade de redes, segmentos, agendas e demandas da população LGBT.
Nossos temas
Conferências Conjuntas de Direitos Humanos
Crianças e Adolescentes
Pessoa com Deficiência
Pessoa Idosa
LGBT
Adoção e Sequestro Internacional
Atuação Internacional
Mortos e Desaparecidos Políticos
Combate às Violações
Combate ao Trabalho Escravo
Direitos para Todos
Biblioteca Virtual
Prevenção e Combate à Tortura
Link:
http://www.sdh.gov.br/noticias/2016/setembro/seminario-nacional-de-controle-social-e-politicas-publicas-lgbt-comemora-15-anos-de-atuacao-de-atuacao-do-conselho/