Portal do Governo Brasileiro
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Fonte: Conselho Federal de Enfermagem

Comissão de Profissionais Militares visita diretoria de saúde do Exército
Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016

Segundo Irene, a ideia é manter uma parceria para poder debater as particularidades dos profissionais militares e tratar das especificidades da área no âmbito legal e ético

A Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares, criada em janeiro pelo Cofen, se reuniu, nesta terça-feira (20/09), com o subdiretor-geral de saúde do Exército, general Paulo Sérgio Sadauskas, em Brasília, para discutir os objetivos do grupo e apresentar o cronograma de visitas às unidades militares onde existem profissionais de enfermagem.

A vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira, comentou sobre a dificuldade, em algumas regiões, do diálogo entre a autarquia e as unidades militares. ?Com a comissão, buscamos manter uma parceria para podermos debater as particularidades dos profissionais militares e tratar das especificidades da área no âmbito legal e ético?, afirma Irene.

O Cofen, como órgão responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão, deve uniformizar as legislações, porém, pode adaptar resoluções que abranjam questões particulares dos profissionais das forças armadas, a fim de evitar possíveis conflitos entre as diferenças das regras entre civis e militares.

A comissão apresentou os objetivos do grupo e cronograma de visitas às unidades militares onde existem profissionais de enfermagem
O subdiretor de saúde aprovou a proposta e se mostrou disposto a colaborar com a parceria, compartilhando dificuldades parecidas enfrentadas pelas bases militares, referente a questões administrativas e judiciais.

Segundo o presidente do Coren-ES, Wilton Patrício, enfermeiro e militar idealizador da comissão, a função do grupo é atuar como um elo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais com os profissionais de Enfermagem militares.

Os principais objetivos são aproximar o Sistema dos profissionais militares; conhecer as especificidades militares em questões éticas e infracionais; assistir o Cofen em assuntos referentes aos profissionais de Enfermagem militares; emitir pareceres técnicos; divulgar experiências e atividades exitosas; e apoiar a fiscalização educativa nas unidades militares.

Os integrantes da comissão irão colaborar com o planejamento das atividades técnicos-científicas-culturais do 19º CBCENF (Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem), que acontece de 18 a 21/10. O grupo estará presente no evento levando informação e esclarecendo dúvidas sobre o tema.

Membros da comissão:

Sr. Wilton José Patrício ? Presidente do Coren-ES (coordenador);

Sr. Ronaldo Miguel Beserra ? Presidente do Coren-PB;

Sra. Jane Beatriz Giacomazzi Dantas ? Militar representante da Aeronáutica;

Sr. Gilson Clementino Hanszman ? Militar representante do Corpo de Bombeiros;

Sra. Ana Lúcia da Silva Castilhioni ? Militar representante da Marinha;

Sra. Janete Quirino da Silva ? Militar representante do Exército;

Sra. Nádia Veríssimo Góes Mantuan ? Militar representante do Exército; e

Sra. Ana Beatriz de Alcantara Menezes ? Militar representante da Marinha.


Link: http://www.cofen.gov.br/comissao-de-profissionais-de-enfermagem-militares-visita-diretoria-de-saude-do-exercito_44771.html