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Fonte: Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Sistema Biométrico da ICP-Brasil é avaliado pelo diretor-presidente do ITI
Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016

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O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ? ITI Renato Martini e o assessor da presidência do Instituto Eduardo Lacerda conheceram na tarde de ontem, 20 de setembro, os equipamentos e sistemas utilizados pela Autoridade Certificadora Valid no processo de coleta biométrica. A ação faz parte de uma série de visitas com o intuito de avaliar e verificar a implementação da coleta biométrica nas Autoridades de Registro da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ? ICP-Brasil. As ACs Certisign e Soluti já foram visitadas.



A coleta das biometrias faciais e digitais faz parte de uma série de ações com o objetivo de tornar mais seguro o processo de aquisição do certificado digital. No encontro, foi possível verificar como funcionam as instalações e quais são os procedimentos adotados pelo agente de registro. Para os representantes do ITI, a avaliação foi positiva, os equipamentos são de qualidade e os agentes estão capacitados para fazer todo o processo de forma rápida e segura.



?As instalações para coleta biométrica são muito boas, além disso, o agende de registro passa segurança no processo de captura. Dessa forma, o processo de emissão do certificado continua ágil, porém mais seguro. Com a etapa da implementação da coleta superada, estamos na expectativa para o início da troca de informações entre os Prestadores de Serviços Biométricos credenciados. Quando esse processo estiver em funcionamento, teremos um sistema plenamente funcional?, destacou Martini.



Para a agente de registro Lilian Moraes, que já atua no setor de certificação há 5 anos, a implantação da coleta biométrica foi uma das melhores evoluções da ICP-Brasil. Para ela, a novidade trouxe mais segurança e tornou o processo mais conectado com o mundo digital.



?Os equipamentos para captura da biometria são de fácil manuseio. A captura é realizada de forma simples, então, nós conseguimos fazer o atendimento em um tempo adequado, semelhante ao do procedimento antigo. Eu acho que o ganho principal é a sensação de segurança que o novo procedimento passa para o cliente e também para nós que estamos emitindo o certificado. Eu me sinto muito mais segura com o novo processo?, afirmou Moraes.

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