Portal do Governo Brasileiro
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Fonte: Portal Brasil

Confiança do comércio cresce 14,8% frente a setembro de 2015
Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016

Diante da melhora das expectativas e das condições econômicas, a confiança dos comerciantes assumiu uma forte tendência de recuperação. Na comparação entre setembro e igual mês do ano passado, houve um aumento de 14,8%.
Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e foram divulgados nesta quarta-feira (21). A pesquisa mostra ainda que entre agosto e setembro a alta foi de 1,5%.
Com esse desempenho, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) chegou a 93,5 pontos e se aproxima da zona de otimismo. Esse é também o maior nível que o indicador atingiu desde março de 2015, quando estava em 94,25 pontos.
Esse índice é semelhante a um termômetro. Quando ele está acima dos 100 pontos, indica crescimento do otimismo; quando ele está abaixo desse valor, sugere retração.
Melhora das expectativas para o comércio
Entre os indicadores que compõe essa pesquisa, o de expectativas tem mostrado a melhor evolução. Na comparação com setembro do ano passado, avançou 18,3% ao atingir os 144 pontos ? o que indica que os empresários estão fortemente otimistas com o futuro.
Todas as percepções em relação ao futuro melhoraram. A confiança em relação a economia avançou 32,7% frente a setembro do ano passado; para o setor do comércio, a alta foi de 17%; e para a empresa, aumento de 9%.
Segundo a pesquisa, a desaceleração da inflação e a taxa de câmbio mais apreciada contribuem positivamente para vendas do comércio.
Ainda em setembro, o subíndice que mede as condições de investimentos (IIEC) registrou 83,4 pontos (+0,5%), influenciado por novo aumento nas intenções de contratação de funcionários (+0,6%), nas intenções de investimentos na empresa (+0,8%) e pela avaliação do nível dos estoques diante da programação das vendas (+0,1%).
Fonte: Portal Brasil, com informações da CNC


Link: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/09/confianca-do-comercio-cresce-14-8-frente-a-setembro-de-2015/