Portal do Governo Brasileiro
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Fonte: Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Secretaria de Segurança lança Censo sobre Ações Municipais de Prevenção às Violências
Terça-feira, 20 de Setembro de 2016

A Secretaria de Estado da Segurança do Rio de Janeiro (SESEG), através da Superintendência de Prevenção da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção (SSVEP) e com apoio do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), firmou um acordo de cooperação técnica com a Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), por intermédio do seu Núcleo de Segurança Cidadã, para realizar o 1° Censo sobre Ações Municipais de Prevenção às Violências do Rio de Janeiro.



Na primeira etapa do trabalho, um formulário eletrônico, programado e publicado pela tecnologia Sphinx Online, será disponibilizado diretamente no e-mail dos gestores municipais de segurança ou áreas afins, com questionamentos relativos ao perfil socioprofissional do pesquisado; às políticas públicas municipais de segurança desenvolvidas aos públicos e aos territórios vulneráveis atendidos pelas municipalidades; à dinâmica de integração entre as agências municipais, estaduais e federais de segurança; aos programas, projetos e ações de prevenção às violências adotados pelos municípios; aos recursos institucionais (municipais e estaduais) de segurança existentes; ao perfil e ao escopo de atuação das Guardas Municipais, quando existentes, entre outros. O formulário ficará disponível para resposta por 60 dias, a contar do seu lançamento (19 de setembro).



Após os trabalhos, os resultados serão sistematizados para publicação. No primeiro trimestre de 2017, um seminário será promovido para potencializar o balizamento das políticas estadual e municipais de segurança em prol da prevenção das violências.



Baseado no 1° Censo sobre Ações Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul realizado pela FADISMA em 2012 (http://www.multideiaeditora.com.br/flip/atlasHTML/atlas_index.html), o Censo tem como objetivo compreender as iniciativas locais dirigidas à prevenção das violências e à promoção de direitos, o perfil de suas Guardas Municipais, os enfoques de suas políticas públicas de segurança, e, por consequência, aprimorar as parcerias federativas entre o Estado do Rio de Janeiro e os entes municipais. E também na recente Agenda Municipal de Segurança Cidadã criada pelos Institutos Sou da Paz, Igarapé e Fidedigna:

http://www.ifidedigna.com.br/files/uploads/arquivos/agenda-municipal-seguranca-cidada-eleicoes-municipais-2016.pdf.


Link: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2951111