Portal do Governo Brasileiro
Ir para o conteúdo
1
Ir para a navegação
2
Ir para a Busca
3
Ir para o rodapé
4
Alto Contraste
Alto Contraste
Notícias de Governo
Beta
GOVERNO FEDERAL
Cadastre um Endereço de Busca
Perguntas Frequentes
Reportar Erro
Sobre
Notícias
Posts
Tweets
Vídeos
Pesquisa Avançada
Editoriais
Mais
Perfis
Fontes de Notícias
Perfis do Facebook
Perfis do Twitter
Canais de Vídeo
Ajuda
Manual do Usuário
Manual do RSS
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Filtrar
Fonte: Ministério da Defesa
UNIFIL tem Fragata "Liberal" como novo Navio-capitânia
Terça-feira, 20 de Setembro de 2016
Brasília, 20/09/2016 ? O 12° Contingente da Força-Tarefa Marítima, da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-Unifil), recebeu na última quinta-feira (15) a Fragata "Liberal" como seu novo navio-capitânia. A cerimônia de passagem de função entre os navios ocorreu no porto de Beirute a bordo da Fragata ?Independência?, navio substituído, e foi presidida, pela primeira vez, pelo Deputy Force Commander da Unifil, General Sandeep Bajaj, do exército da Índia.
O almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, atual comandante da FTM-Unifil recebe autoridades na chegada da Fragata Liberal.
A FTM-Unifil, ativada desde 2006, possui o Brasil como líder desde 2011. A missão ocorre por meio do mandato da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente ela conta com cinco países, além do Brasil, que contribuem com navios, como a Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia e Turquia.
A Marinha do Brasil mantém uma fragata na costa libanesa com o objetivo de impedir a entrada de armas ilegais e contrabandos no país árabe, bem como contribui para o adestramento da Marinha do Líbano. As substituições de Navios-capitânia e Estados-Maiores ocorrem a cada seis meses. O atual comandante da FTM-Unifil é o almirante Claudio Henrique Mello de Almeida e quem assume o comando da nau-capitânia Liberal, que lidera esta missão por seis meses, é o comandante Ricardo Silveira Mello.
Comandante Ricardo Mello assume comando da Fragata Liberal.
A Nau-capitânia
A Fragata "Liberal" é uma das seis fragatas da classe Niterói da Marinha do Brasil e, no Líbano, irá operar com cerca de 300 tripulantes. Desse total, o comandante do navio irá contar com um grupo de mergulhadores de combate e militares do Corpo de Fuzileiros Navais, além de um destacamento aéreo embarcado e uma aeronave AH-11ª - Super Lynx.
A solenidade de transferência contou com as presenças do embaixador do Brasil no Líbano, Jorge Kadri; do chefe de Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro; e do comandante da Marinha do Líbano, almirante Majed Alwan, além de autoridades locais e representantes dos países componentes da Missão.
Na ocasião, o embaixador Jorge Kadri foi condecorado pelo almirante Leandro, com a Ordem do Mérito da Defesa, no grau de Grande-Oficial.
A Fragata "Independência", navio-capitânia substituído, já retornou para o Brasil com previsão de chegada, na Base Naval do Rio de Janeiro, para outubro deste ano.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070
Link:
http://www.defesa.gov.br/noticias/24521-unifil-tem-fragata-liberal-como-novo-navio-capitania/