Portal do Governo Brasileiro
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Fonte: Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República

Infraero retoma obras no aeroporto Alberto Alcolumbre, no Macapá
Terça-feira, 7 de Julho de 2015

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, assinou, na quinta-feira (02/07), a ordem de serviço para a retomada das obras no aeroporto Alberto Alcolumbre, em Macapá (AP). Com a liberação, as máquinas começaram a trabalhar no local para preparar o terreno para receber as obras. O investimento será de R$ 163,2 milhões e a conclusão dos trabalhos está prevista para setembro de 2017.

O consórcio EPC-WVG, que venceu a licitação, vai concluir o novo terminal com 26 mil m², que terá capacidade para atender 4,5 milhões de passageiros por ano. O consórcio também fará a construção do novo estacionamento de veículos com 780 vagas, o sistema viário de acesso, edificações de apoio, a ampliação do pátio de aeronaves para nove aviões e três pontes de embarque (fingers).

A obra vai mais que dobrar a capacidade operacional do aeroporto e com a nova estrutura, a previsão é que a demanda passe dos atuais 750 mil passageiros ano para 1,2 milhões em 2019. O projeto inclui a demolição do terminal de passageiros existente e a realocação dos módulos operacionais (MOPs), que são estruturas pré-fabricadas removíveis que atualmente funcionam como sala de embarque e desembarque no aeroporto de Macapá (veja quadro abaixo).

Para o ministro, esta é mais uma prova do compromisso da Secretaria de Aviação Civil, com os aeroportos brasileiros e os Estados. ?Assim como retomamos a obra em Vitória, agora estamos assumindo nosso compromisso com a população do estado do Amapá e mostrando que os investimentos nos aeroportos é uma prioridade para o governo federal?, pontuou Eliseu Padilha.

Visita
O ministro Eliseu Padilha e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, farão uma visita ao aeroporto de Macapá para acompanharem os andamentos dos trabalhos, que iniciaram na quinta-feira (02/07) com a assinatura da ordem de serviço. A ida do ministro e do presidente da empresa estatal ainda não está definida, porém, deve acontecer nos próximos dias.

Histórico
As obras no aeroporto Alberto Alcolumbre foram paralisadas em novembro de 2008 devido a rescisão do contrato por parte da Infraero, por causa de irregularidades na execução da obra, conforme apontou as auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Com o desbloqueio das pendências, em 2009, a empresa estatal retomou as obras paralisadas na intenção de preservar e fazer a manutenção dos serviços que já haviam sido executados no contrato rescindido.

Em dezembro de 2010 foram concluídas as obras de estrutura metálica e do sistema cobertura do novo terminal de passageiros; em julho de 2013 foram entregues o sistema de pistas e pátio de aeronaves; e, em abril de 2014, a conclusão do projeto básico do terminal de passageiros.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Aviação Civil
Telefone: (61) 3311.7255
E-mail: imprensa@aviacaocivil.gov.br
Flickr: https://www.flickr.com/photos/aviacaogovbr
Facebook: https://www.facebook.com/AviacaoGovBr
Twitter: @AviacaoGovBr
Voltar para o topo
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone


Link: http://www.aviacaocivil.gov.br/noticias/2015/07/infraero-retoma-obras-no-aeroporto-alberto-alcolumbre-no-macapa/#anavigation/