Portal do Governo Brasileiro
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Fonte: Ministério da Cultura

Palmares integrará GT de combate à intolerância religiosa do RJ
Terça-feira, 7 de Julho de 2015

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP), fará parte do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Intolerância e Discriminação Religiosa para a Promoção dos Direitos Humanos (GTIREL) do estado do Rio de Janeiro. A posse do GT, que contará com 44 integrantes, ocorreu na tarde dessa segunda-feira (6), com a presença da presidenta da FCP, Cida Abreu. A primeira reunião de trabalho será no dia 5 de agosto.



O Grupo de Trabalho terá um membro titular e um suplente de 22 representações de segmentos religiosos (além de ateu/agnóstico), grupos e/ou sociedades tradicionais engajadas com a promoção da política de diversidade religiosa, representantes do poder público, acadêmicos, especialistas, organizações de Direitos Humanos e outros membros convidados.



"Este GT simboliza o esforço do Estado brasileiro, em sintonia com o sentimento da sociedade, para construir instrumentos e ações governamentais contra atos de violência e de intolerância religiosa", afirmou Cida Abreu.



"Queremos desenvolver uma ação integrada e articulada com o conjunto de secretarias e demais órgãos públicos, visando a implementação de políticas públicas comprometidas com a superação das intolerâncias e demais discriminações religiosas", destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Teresa Cristina Cosentino.



O coordenador do GTIREL, Cláudio Nascimento, destacou a importância do GT para a cidade fluminense. "Recompor este grupo, reunindo lideranças de diferentes segmentos religiosos, da sociedade civil e do poder público, mostra que o Estado tem compromisso com a garantia da liberdade religiosa", afirmou.



Também participaram da cerimônia de posse o coordenador de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Alexandre Brasil Fonseca; e o subsecretário de Articulação Institucional da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Tales Boiteux, entre outros.


Link: http://www.cultura.gov.br/o-dia-a-dia-da-cultura/-/asset_publisher/waaE236Oves2/content/palmares-integrara-gt-de-combate-a-intolerancia-religiosa-do-rj/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fo-dia-a-dia-da-cultura%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_waaE236Oves2%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1