Portal do Governo Brasileiro
Período Personalizado
Selecione a partir de qual data podem aparecer as buscas
até
Selecione até qual data podem aparecer as buscas
Fonte: Ministério da Educação

Telescópio aproxima astronomia e física de estudantes gaúchos
Quarta-feira, 18 de Maio de 2011

Alunos de escolas públicas de Camaquã e de quatro municípios gaúchos do entorno estão aprofundando seus conhecimentos de física e astronomia, graças a observações telescópicas oferecidas pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. Em 2010, o campus de Camaquã adquiriu um telescópio, como resultado de uma política da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, que encaminhou proposta de financiamento dos equipamentos aos institutos federais.



O telescópio é compacto e automatizado, reunindo atributos ópticos e eletrônicos que permitem o seu uso como ferramenta de aprendizagem tanto da astronomia como da física. O campus desenvolve dois projetos. O primeiro é voltado para alunos e servidores da própria escola. O segundo atende 38 escolas de Camaquã, Arambaré, Cristal, Tapes e Dom Feliciano.



Fabian Debenedetti, coordenador dos projetos, explicou que o Clube da Astronomia estimula os alunos a realizar pesquisas astronômicas, para depois dar aulas e palestras. São promovidos também encontros temáticos e observações de fenômenos astronômicos, tais como aparição de cometas, chuvas de estrelas cadentes e eclipses. Fabian contou ainda que há incentivo para o desenvolvimento dos próprios equipamentos de astronomia, como lunetas, por parte dos alunos.



Segundo o diretor do campus Camaquã, Ricardo Pereira da Costa, esses projetos contribuirão para o surgimento de novos talentos, além de fazer com que alunos e professores desenvolvam trabalhos de efetivo interesse científico.



O campus Camaquã iniciou as suas atividades em 27 de setembro de 2010. Possui 26 professores, 14 técnicos administrativos e 300 alunos. Oferece cursos técnicos em automação industrial, controle ambiental e manutenção e suporte em informática.


Link: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16632:telescopio-aproxima-astronomia-e-fisica-de-estudantes-gauchos&catid=209&Itemid=86